Pastorais

Pastorais, Movimentos e Associações

Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde funciona em nossa paróquia com auxílio remédio aos menos favorecidos de nossa sociedade, ou seja, doa-se remédio para as pessoas de baixa renda de não tem condições necessárias para comprar ou para o tratamento regular de sua saúde –medicamentos de uso continuo.

Pastoral do Dízimo
A Pastoral do Dízimo é um auxílio indispensável na vida diária da comunidade paroquial, pois através dela é que se efetua o balancete mensal administrativo da vida da paróquia. Assim sendo está pastoral tem por finalidade conscientizar os cristãos sobre a importância de sua colaboração e auxílio nas despesas e gastos que ocorrem dentro da vida interior e exterior da Igreja.

Pastoral Social
A Pastoral Social em nossa comunidade paroquial tem por base contribuir para maior dignidade da pessoa humana. Atualmente encontra-se em nossa paróquia um bazar (com vendas de roupas semi-novas a preços reduzidos, que também funciona como doação para as pessoas carentes), existe também um centro de apoio social, CEPAS – Centro de Pastoral Social Dona Quininha de Souza que oferece almoço diário, aos mais necessitados

Pastoral Carcerária
Esta tem por finalidade difundir ainda mais o evangelho junto aos nossos irmãos que estão em fase de reabilitação de seus atos criminosos perante a sociedade. Ou seja, esta pastoral leva até os presidiários uma educação de fé, uma esperança em Cristo de uma renovação interior de suas próprias vidas. Levando a Palavra e auxiliando-os em seu retorno aos meio social.

Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança tem por finalidade acompanhar a evolução e o amadurecimento das crianças em sua comunidade local. Auxiliando com alimentos, palestras, e cuidado que a mãe deve ter para com seu filho.

Pastoral da Crisma
Esta tem por base dar continuidade com os jovens no seguimento de Jesus Cristo dentro da Igreja Católica Apostólica Romana. Esta pastoral dá continuidade ao processo dos sacramentos que o fiel cristão católico deve seguir e professar. E um meio de amadurecimento da fé.

Pastoral Familiar
Com apoio de todos, está pastoral promove a união da família frente à comunidade paroquial. Auxilia na continuidade da vida de oração e encaminhamento do seio familiar a vida de Igreja. Promovendo assim mais o contato espiritual da família com a família paroquial.

Ministros extraordinários da Comunhão Eucarística
Este serviço ministerial possui uma finalidade de respeito frente a todo o corpo da Igreja. Pois, possui a prelacia de conduzir o Divino Mestre até o encontro com os fieis, sejam na Santa Missa ou em seus lares –os enfermos-, ou no leito hospitalar. São os encarregados de levar o corpo santo de nosso Senhor Jesus Cristo até os fieis, realizando assim o encontro do Senhor.

Terço dos homens
E um movimento em que se reúnem semanalmente os homens de nossa comunidade paroquial para rezar o santo terço. Dentro deste grupo foi fundado também o ‘Coral do Terço dos Homens’, do qual cantam nas celebrações dominicais e festas de nossa paróquia.

Terço das mulheres 
E um movimento em que se reúnem semanalmente as mulheres de nossa comunidade paroquial para rezar o santo terço.

 

Irmandade do Santíssimo Sacramento
E um movimento bem tradicional de nossa Igreja, na qual auxilia nas visitas aos enfermos no hospital, coordenam as procissões e adorações mensais

 

Movimento da Divina Misericórdia
Tem por finalidade propagar a devoção á Divina Misericórdia assim como fez Santa Faustina.

 

Apostolado da Oração
E um movimento tradicional existente em nossas paroquias. Possuem o carisma de difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

 

Voluntárias do Instituto Nossa Senhora do Carmo
É um grupo de pessoas voluntárias que auxiliam com suas doações para o hospital e para o asilo de nossa paróquia.

 

Catequese
Este serviço e desempenhado com muito zelo e fervor para as crianças de nossa comunidade, ou seja, é o primeiro contato das crianças para com sua religião. E o encontro da doutrina católica para com seu seguimento dentro da comunidade, é o amadurecimento.

 

Círculos Bíblicos
Este movimento se faz entre pessoas que se encontram para partilhar a Palavra de Deus semanalmente.

 

Acólitos
É um movimento de meninos que dedicam seu tempo para servir ao altar do Senhor durante a Santa Missa.

 

Grupos de jovens
Existem na paróquia atualmente alguns grupos de jovens. Temos o Emaús, os Jovens Sarados e os grupos de jovens da Renovação Carismática.