Oficinas de Oração e Vida terão início no dia 06 de março

A Oficina de Oração e Vida convida  toda a comunidade para participar dos encontros da Oficina de Oração que terão início no dia 06/03 (terça-Feira) às 19h30 com a Reunião de Abertura no Cesan.

“Buscai ao Senhor já que ele deixa se encontrar.”

O texto abaixo retirado do site oficial da TOV no Brasil esclarece o que  são as oficinas de oração.

O que é uma Oficina de Oração e Vida?

As Oficinas de Oração e Vida (TOV) são um serviço dentro da Igreja. Entregam aos fiéis um método prático para aprender a orar, e orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva: desde os primeiros passos até às profundidades da contemplação.

A oração levada à vida desta maneira alcança a dimensão humanizante, da qual nos fala nosso Fundador.

A breve história das Oficinas tem evidenciado uma realidade: elas possuem uma notável eficácia transformadora.

Em primeiro lugar, a Oficina recebe o Oficinista e, à luz da Palavra, o introduz numa complexa elaboração de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Neste contexto o Oficinista imperceptivelmente é arrastado, quase sem se dar conta, a uma transformação de vida. Não se trata de uma conversão de um final de semana; trata-se de um processo lento e evolutivo ao longo de quatro meses. O testemunho de vida é o fator que confere garantia e credibilidade aos TOV. E esta eficácia transformante, proclamada de boca em boca pelas pessoas, constitui a principal razão da rápida expansão das Oficinas.

Em segundo lugar, por meio dos exercícios de silenciamento, o sistema nervoso fica impregnado de serenidade e a paz chega à profundidade da alma por meio da vivência do abandono. E assim, por meio de mensagens e exercícios, a maioria dos Oficinistas chega paulatinamente a:

– libertar-se das tristezas e angústias,
– curar-se das feridas da vida,
– superar complexos de culpa, insegurança ou inferioridade,
– recuperar, enfim, a estabilidade emocional e a alegria de viver. 

Os TOV conseguem que o divino e o humano caminhem de mãos dadas.
Em terceiro lugar, a Oficina oferece um caminho extremamente simples, mas eficaz, de santificação cristificante: deixar de ser “eu mesmo” nos meus traços negativos e ir assumindo os traços positivos de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor, ao perguntar em cada nova circunstância:

“O que faria Jesus em meu lugar”?

Impressiona escutar os familiares, quando exclamam admirados: “Como está mudada nossa mãe, nosso irmão”…!

O bem e o mal nascem no coração do indivíduo. A Oficina atinge o coração e o transforma num baluarte de harmonia, serenidade e amor. Do coração convertido, estes dons se irradiam à família e da família para a sociedade.

Quem transforma um coração, transforma o mundo. Podemos dizer que os TOV colaboram na construção da Igreja e também da sociedade.

Tudo isto que foi dito, são as Oficinas de Oração e Vida (TOV).

Fonte: https://www.tovbrasil.com.br/OQueETov.php

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*