Diocese emite novas recomendações diante da pandemia de Covid-19

Após a divulgação do decreto nesta terça-feira, 17, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, se reuniram nesta quarta-feira, 18, com os prefeitos da AMVER (Associação dos Municípios da Micro Região do Campo das Vertentes), profissionais da saúde, representantes das Igrejas e religiões, além de representantes da sociedade civil para tratar sobre a pandemia de Coronavírus, COVID-19. Como resultado da reunião, houve uma atualização do decretoConfira as novas recomendações:

ATUALIZAÇÃO DO DECRETO DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Ao Decreto emitido ontem, dia 17 de março de 2020, tendo em vista a reunião realizada hoje, dia 18 de março, com os Senhores Prefeitos da AMVER (Associação dos Munícipios da Microrregião dos Campos das Vertentes), profissionais da área da Saúde, representantes das Igrejas e Religiões e representantes da sociedade civil, acrescentamos o seguinte:

1- Fica suspensa a celebração da Santa Missa com a participação do povo. Porém, os Presbíteros celebrem diariamente em forma privada a Santa Missa, rezando nas intenções do povo de Deus. Na medida do possível, as celebrações sejam transmitidas pelas mídias sociais;

2- Estão igualmente suspensas as celebrações do Matrimônio, Batismo e Confirmação. Todavia o Batismo pode ser ministrado em caso de urgência. Sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública. As Exéquias sejam celebradas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, usando-se o rito das Exéquias sem Missa;

3- Sem descuidar das medidas protetivas, os Presbíteros e diáconos testemunhem especial atenção pastoral aos enfermos e aos que vivem em situação de pobreza extrema. Esses últimos são os que mais sofrem nessa circunstância e a caridade pastoral deve nos fazer presentes e atuantes.

Invocamos, fervorosamente, Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese de São João del Rei, implorando sua proteção e sua bênção maternal, e São Sebastião, Protetor contra a fome a peste e a guerra.

Dado e passado na Cúria Diocesana, aos 18 dias do mês de março de 2020.

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano

Pe. Geraldo Magela da Silva

Vigário Geral