Notícias da Diocese Notícias da Paróquia

Diocese emite novas recomendações diante da pandemia de Covid-19

Após a divulgação do decreto nesta terça-feira, 17, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, se reuniram nesta quarta-feira, 18, com os prefeitos da AMVER (Associação dos Municípios da Micro Região do Campo das Vertentes), profissionais da saúde, representantes das Igrejas e religiões, além de representantes da sociedade civil para tratar sobre a pandemia de Coronavírus, COVID-19. Como resultado da reunião, houve uma atualização do decretoConfira as novas recomendações:

ATUALIZAÇÃO DO DECRETO DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Ao Decreto emitido ontem, dia 17 de março de 2020, tendo em vista a reunião realizada hoje, dia 18 de março, com os Senhores Prefeitos da AMVER (Associação dos Munícipios da Microrregião dos Campos das Vertentes), profissionais da área da Saúde, representantes das Igrejas e Religiões e representantes da sociedade civil, acrescentamos o seguinte:

1- Fica suspensa a celebração da Santa Missa com a participação do povo. Porém, os Presbíteros celebrem diariamente em forma privada a Santa Missa, rezando nas intenções do povo de Deus. Na medida do possível, as celebrações sejam transmitidas pelas mídias sociais;

2- Estão igualmente suspensas as celebrações do Matrimônio, Batismo e Confirmação. Todavia o Batismo pode ser ministrado em caso de urgência. Sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública. As Exéquias sejam celebradas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, usando-se o rito das Exéquias sem Missa;

3- Sem descuidar das medidas protetivas, os Presbíteros e diáconos testemunhem especial atenção pastoral aos enfermos e aos que vivem em situação de pobreza extrema. Esses últimos são os que mais sofrem nessa circunstância e a caridade pastoral deve nos fazer presentes e atuantes.

Invocamos, fervorosamente, Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese de São João del Rei, implorando sua proteção e sua bênção maternal, e São Sebastião, Protetor contra a fome a peste e a guerra.

Dado e passado na Cúria Diocesana, aos 18 dias do mês de março de 2020.

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano

Pe. Geraldo Magela da Silva

Vigário Geral

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.