Dia das Comunicações Sociais 2018: “Fake News e o jornalismo de paz.”

Todos os anos tradicionalmente no domingo da Ascensão do Senhor se comemora o Dia das Comunicações Sociais, neste ano no domingo dia 13/05, celebraremos o 52º Dia das Comunicações Sociais. Em 24 de Janeiro passado, dia da celebração litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores, o Papa Francisco publicou a mensagem de reflexão para este ano que trata do seguinte tema: “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32). Fake News e o jornalismo de paz. ”

Fake News são “informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização de opiniões”, segundo a assessoria da Santa Sé. Esses Fakes News, notícias falsas, tratam-se de distorções de informações ou fatos que vêm repercutir nos comportamentos individuais e coletivos, segundo a mesma assessoria.

A Igreja assim como muitas empresas que já realizam o combate a esses Fakes News, vem trazer uma mensagem que vem refletir sobre as suas causas, a desinformação da mídia e traz um auxílio para  promover um jornalismo profissional, pautado na verdade dos fatos, um jornalismo da paz, que faça as pessoas se compreenderem e não se desentenderem.

Evitar a propagação de notícias falsas é uma forma de contribuirmos como cristãos no mundo de hoje. Devemos ter sempre a verdade de todos os fatos a nossa frente e nunca propagar o que é falso, e fere a verdade, seja na Igreja, na escola, no ambiente de trabalho. Assim devemos promover as notícias verdadeiras, promover a paz, como nos sugere o Papa Francisco em sua mensagem.

Abaixo você pode conferir a mensagem do Papa para este dia tão especial para nossa Pastoral da Comunicação:

Clique Aqui para ler a Mensagem do Papa Francisco para 52 ºDia Mundial das Comunicações Sociais