Notícias da Paróquia

Dia das Comunicações Sociais 2018: “Fake News e o jornalismo de paz.”

Todos os anos tradicionalmente no domingo da Ascensão do Senhor se comemora o Dia das Comunicações Sociais, neste ano no domingo dia 13/05, celebraremos o 52º Dia das Comunicações Sociais. Em 24 de Janeiro passado, dia da celebração litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores, o Papa Francisco publicou a mensagem de reflexão para este ano que trata do seguinte tema: “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32). Fake News e o jornalismo de paz. ”

Fake News são “informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização de opiniões”, segundo a assessoria da Santa Sé. Esses Fakes News, notícias falsas, tratam-se de distorções de informações ou fatos que vêm repercutir nos comportamentos individuais e coletivos, segundo a mesma assessoria.

A Igreja assim como muitas empresas que já realizam o combate a esses Fakes News, vem trazer uma mensagem que vem refletir sobre as suas causas, a desinformação da mídia e traz um auxílio para  promover um jornalismo profissional, pautado na verdade dos fatos, um jornalismo da paz, que faça as pessoas se compreenderem e não se desentenderem.

Evitar a propagação de notícias falsas é uma forma de contribuirmos como cristãos no mundo de hoje. Devemos ter sempre a verdade de todos os fatos a nossa frente e nunca propagar o que é falso, e fere a verdade, seja na Igreja, na escola, no ambiente de trabalho. Assim devemos promover as notícias verdadeiras, promover a paz, como nos sugere o Papa Francisco em sua mensagem.

Abaixo você pode conferir a mensagem do Papa para este dia tão especial para nossa Pastoral da Comunicação:

Clique Aqui para ler a Mensagem do Papa Francisco para 52 ºDia Mundial das Comunicações Sociais

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.