Artigos Notícias da Paróquia

CÔNEGO LUIZ, UM LEGADO DE FÉ E AMOR

Fuit Homo missus a Deo – Houve um homem enviado de Deus. (Jo 1,6)

Luiz Giarola Carlos nasceu no dia 16 de maio de 1917, no município de São João Del-Rei-MG.
Em 1929, Luiz Giarola Carlos começou a trilhar seu caminho vocacional para o sacerdócio, na cidade de Divinópolis, no Seminário Seráfico dos Franciscanos. Em 1930 foi transferido para o Rio Grande do Sul para continuidade dos seus estudos, porém no ano seguinte, teve que retornar a sua terra natal São João del-Rei devido a questões de ordem particular.
Tendo ainda em seu coração um chamado vocacional vindo Deus em 1933 foi para a cidade de Mariana, ingressando no Seminário Menor de N.S. da Boa Morte e logo depois realizou os estudos acadêmicos da Filosofia e da Teologia no Seminário Maior de São José.
Em 25 de outubro de 1942, na Celebração Eucarística na Catedral de Mariana recebeu o Sacramento da Ordem, sendo presidente da celebração o Arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira. No dia 26 de outubro em São João Del-Rei celebrou sua primeira Santa Missa na Igreja de N.S. do Carmo.
Auxiliou nos trabalhos paroquiais durante um período nas cidades de Prados e Barroso com o Cônego Francisco Eduardo Assis, que era pároco nos dois municípios. Já no dia 2 de Abril de 1944 foi nomeado pároco da Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 1945, conduziu assim segundo a necessidade da época a ampliação da Matriz, a mesma tomou o estilo gótico. Já em 1954 aconteceu a inauguração do Templo já ampliado pelo sacerdote.
Cônego Luiz Giarola Carlos era um homem de fé e um homem do serviço social para o bem do povo de Barroso. São diversas edificações de obras sociais e templos católicos espalhados pela cidade de Barroso realizadas pelo sacerdote. Como a construção da Matriz de N.S. do Rosário de Fátima, as atuações para implantação do Hospital de Barroso, o Instituto N.S. do Carmo e Lar N.S. de Fátima – Asilo para abrigar os idosos.
No dia 04 de novembro de 1988, Cônego Luiz Giarola Carlos faleceu deixando um legado de fé e amor ao povo de Barroso. Recebendo na ocasião de seu velório na Matriz de Sant’Ana diversas homenagens dos fiéis. Foi sepultado no interior da Matriz de N.S. do Rosário de Fátima em Barroso.
Um Homem segundo o coração de Deus que passou pela nossa terra fazendo o bem espiritual e material em diversas áreas e segmentos de nosso município. Sem dúvidas foi incentivador de diversas vocações sacerdotais na cidade de Barroso.

Texto: Júnior Monteiro – Bacharel em Teologia Católica

Material consultado: Centenário de Nascimento do Cônego Luiz Giarola Carlos / 1917-2017, produzido pela paróquia de N.S. do Rosário de Fátima.

Video: Mayk Alecssander – Pascom Sant’Ana

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.