Notícias da Diocese

Thairo é ordenado padre durante cerimônia em Carrancas

A Diocese de São João del-Rei ganhou mais um sacerdote neste início de 2020. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Thairo Guimarães foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. A cerimônia aconteceu no último sábado, 01º, na cidade de Carrancas.

A emoção de Thairo era perceptível e contagiou grande parte dos fiéis presentes no Ginásio Municipal. “É a concretização de um sonho antigo, desde criança. Chegou a hora de se doar inteiramente ao Senhor e celebrar junto com a comunidade que preparou, apoiou, colocou toda força e coração. Deus nos chama, nos prepara, capacita e nos ajuda para que as atividade dê certo. Pego muito a referencia do Monsenhor Jair, sem dúvida ele inspirou e inspira minha caminhada vocacional”, reforça.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom José Eudes, conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano: a eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

O momento foi de alegria, também, para o bispo, afinal, esta foi a primeira ordenação de um padre diocesano realizada por dom José Eudes como bispo de São João del-Rei. “Para mim foi uma alegria e uma felicidade muito grande. Uma data que ficará marcada em minha vida, no meu ministério e na nossa Diocese”, comenta Dom Eudes.

Após a celebração, padre Thairo comemorou junto aos familiares e amigos com um almoço festivo. Na noite de sábado o neo-sacerdote celebrou a sua primeira missa, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas. Após ordenado, Thairo atuará como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, em Andrelândia, onde já vinha desempenhando seu ministério diaconal.

No próximo sábado, 08, será a vez do diácono Lucas Alerson receber o Sacramento da Ordenado. A cerimônia vai acontecer em sua terra natal, na cidade de Resende Costa.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.