Desde o início da pandemia do coronavírus a Igreja e seus diversos segmentos tiveram que se reinventar para garantir a continuidade da evangelização, sobretudo neste momento de incertezas provocadas pela Covid-19, em que a fé se torna uma aliada ainda mais poderosa. Sendo assim, os meios de comunicação social tornaram essenciais e grandes aliados. A tecnologia permitiu que a igreja pudesse dar continuidade aos trabalhos e a missão, inclusive, no despertar vocacional.
Na noite de sexta-feira, 10, o Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, transmitiu a “Live Vocacional”. O evento on-line contou momentos de oração, reflexão e muita música, além de partilhar a rotina dos seminaristas, relatos de fé e a vivência comunitária. A iniciativa partiu do pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Lavras, Padre Clayton Nogueira, que fez o convite.
O evento adentrou a programação da festa da padroeira da comunidade e contou, no repertório, com músicas de missão e que reforçam o chamado de Deus como “Alma Missionária”, “Cidadão do Infinito” e “Seguir-te ei”. Assim como, também, houve canções marianas e consagração.
Além do Seminário São Tiago, os seminaristas do Seminário Dehoniano, localizado na cidade de Lavras, também participaram da programação. O evento foi transmitido na sexta-feira, dia 03.
SOBRE O SEMINÁRIO SÃO TIAGO
Criado em 1962, o seminário teve início na Casa padre Toledo, na cidade Tiradentes. Em seguida, foi transferido para São João del-Rei, na atual Casa de Pastoral. Na história, conta ainda com a residência no Albergue Santo Antônio, em Juiz de Fora (atrás da capela de São Geraldo, Bairro Fábrica), até chegar o prédio novo na Cohab e o atual prédio em Juiz de Fora.
Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo), gravado no brasão do Seminário e no coração de todos os padres e seminaristas da Diocese de São João del-Rei, a instituição busca mostrar, a todo instante, aos que vivem à sombra do Seminário São Tiago, que ali encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar, Rainha dos Apóstolos, e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros e verdadeiros portadores de Cristo.
Atualmente o Seminário São Tiago conta com duas sedes diocesanas, o propedêutico em São João del-Rei e a casa de formação e estudo de Filosofia e Teologia, em Juiz de Fora.
Imagens e edição: Fabíola Ribeiro
Com informações da Diocese de São João Del-Rei