Notícias da Diocese

Romeiros do projeto CRER peregrinam pelas paróquias da Diocese

A Paróquia Santo Antonio recebeu neste fim de semana, dias 23 e 24 de setembro, em Lagoa Dourada, os romeiros da Romaria 550, que celebra os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade em Minas Gerais e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento de peregrinação faz parte do projeto Caminho Religioso da Estrada Real (CRER).

Saindo do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, no dia 03, os peregrinos chegaram no território diocesano pela cidade de Lagoa Dourada, lá eles foram acolhidos no Adro da igreja Matriz, juntamente com os caminheiros de Casa Grande e Entre Rios de Minas, repassando o cajado para os Lagoenses onde acompanharam os peregrinos até a cidade vizinha de Prados ,após a benção realizada pelo pároco, padre José Walter.

A ação foi direcionada a sete cidades da Diocese: Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Carrancas, Santa Cruz de Minas, Minduri e São João del-Rei, passando por distritos e realizando hospedagens em alguns locais. “O caminho não é criado e sim produzidos pela experiência humana mais significativa. Quando propomos algo religioso, passamos a tratar com algo sagrado. O Crer passará por um território que as pessoas já fazem seus caminhos de fé, religiosidade e até antropológico. A vida em si é uma caminhada. O que fazemos sempre é peregrinar”, explica o professor da PUC-Minas e colaborar do Setor Cultural da CNBB, Josimar Azevedo.

O projeto do Crer oferece uma oportunidade para brasileiros e turistas percorrem a pé, de bicicleta, a cavalo ou com veículos automotores um trajeto especial de peregrinação e meditação, que abrange 86 municípios.

E a programação não para. No dia 1º de outubro será a vez dos ciclistas passarem pelas cidades da Diocese. O mesmo ocorrerá nos dias 04 e 05 do mesmo mês, mas, desta, será na categoria 4×4.

Colaboração e fotografias: Sebastião Carlos/PASCOM

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *