A Diocese de São João del-Rei ganhou mais quatro sacerdotes neste início de 2018. Pela imposição das mãos de Dom Waldemar Chaves de Araújo, bispo emérito, Elissandro Carvalho, Jorge Fonseca, Plínio Almeida e Samuel Detomi foram ordenados sacerdotes para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. As cerimônias aconteceram nos dias 27 de janeiro e 03 de fevereiro, nas cidades de Madre de Deus e Santa Cruz de Minas.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Em ambas as cerimônias, Dom Waldemar Chaves de Araújo, conduziu os jovens para os tradicionais ritos do Pontifical Romano: a eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
“Ordenar novos sacerdotes é bom. É a certeza da multiplicação dos trabalhadores para a vinha do Senhor. Agora, eles estão ungidos, confirmados na fé e na companhia de Deus para trabalhar com confiança”, destaca Dom Waldemar chaves de Araújo. Em uma de suas homilias, o bispo destacou o chamado para a vocação e o compromisso como sacerdote.
Com a matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus repleta, os jovens Plínio, Jorge e Elissandro receberam a unção do sacramento no último final de semana de janeiro. Uma novidade, até então, para a Diocese. “É a primeira vez que acontece na Diocese de ordenar três padres na mesma celebração. É bonito ver três jovens que cresceram juntos, na mesma caminhada de fé. É sempre uma alegria a ordenação de novos padres. Deus nunca desiste, ainda chama novos jovens”, explica o pároco, padre Marcio Ferreira.
Os jovens cresceram juntos na cidade. Integram o grupo de coroinhas, receberam os demais sacramentos e despertaram o mesmo interesse vocacional. “Cresci com eles desde os 5 anos. Percorremos juntos essa caminhada. A emoção é grande ver nosso sonho sendo realizado. Ver aquela igreja repleta. Muito feliz com esse momento”, recorda padre Plínio, recém ordenado.
“A emoção é grande. A graça de Deus é capaz de inundar nosso coração, mesmo não tendo mérito necessário para receber tal sacramento. Damos graças a deus pela confiança neste ministério e pedimos a perseverança na caminhada”, destaca padre Jorge Wilson.
Durante a cerimônia, a figura de Dom Célio foi recordada e saudada com gesto de agradecimento. Dom Célio faleceu na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2018, após uma luta contra o câncer de Pâncreas. Mesmo acamado, o religioso manifestou sua atenção aos jovens e sua preocupação com as cerimônias, deixando autorizado e encaminhado os preparativos.
Já no último sábado, 03, foi a vez de Samuel Detomi receber o Sacramento da Ordem. Durante a cerimônia, que aconteceu na matriz de São Sebastião, em Santa Cruz de Minas, o jovem recordou a memória de seu pai, a quem dedicou sua ordenação. Dom Célio também foi relembrado pela sua atenção e dedicação com o neo-sacerdote.
Assim como de costume, a cerimônia também prosseguiu segundo o Pontifical Romano. Samuel foi chamado para a frente e apresentado à assembleia. realizou sua promessa, prostrou-se diante do altar e recebeu a unção e paramentos litúrgicos. Em ambas as cerimônias grande parte do clero estiveram presentes, assim como sacerdotes de Juiz de Fora e Leopoldina.
“Louvemos e agradecemos a Deus por nos conceder mais sacerdotes para a nossa Diocese. Que Deus os conserve na fidelidade ao chamado e que possam exercer o ministério com fecundidade apostólica”, expressa padre Alisson Sacramento Reitor do seminário São Tiago. “Fico muito feliz, agradecido a Deus pela força neste trabalho em prol das vocações em nossa Diocese, pela força na missão de formar pastores para o vosso povo”.