Notícias da Diocese

Jubileu de Matosinhos tem início neste domingo, 03

Em uma cidade marcada por uma intensa religiosidade, mais um padroeiro será homenageado por uma multidão de fiéis. Entre os dias 03 e 14 de setembro, milhares de paroquianos e romeiros deverão passar pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para as celebrações do Jubileu 2017.

A tradicional festividade traz, este ano, o tema “Comunidade de Comunidade, lugar privilegiado para o verdadeiro encontro com Cristo na edificação do Reino”, em comunhão com o Documento 100 da CNBB.

A programação tem início no domingo, 03, e se estende até o dia 14, quando a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz. Ao todo serão 38 missas, com mais de 23 padres diferentes, além do bispo emérito, Dom Waldemar Araújo, e de Dom Célio Goulart.

Veja a programação:

O Jubileu
Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960.

Esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura. Hoje ela é levada, em procissão, pelas ruas do grande bairro, acarretando manifestações públicas de fé e devoção. (Fonte: santuariodematosinhos.com.br)

Com informações Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *