Jubileu da Santíssima Trindade teve inicio nesta sexta-feira, 21

A Igreja celebra no próximo dia 30 a Solenidade da Santíssima Trindade. A festa, comemorada no domingo seguinte de Pentecostes é de grande importantes no calendário litúrgico e mostra a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

MAS QUEM É A SANTÍSSIMA TRINDADE?

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.

Só existe um Deus, mas n’Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus.

Com o Catecismo podemos afirmar sem medo que é “o mistério de Deus em Si mesmo” e, portanto, “fonte” e “luz” dos demais mistérios. (Catecismo da Igreja Católica nº 234).

A DEVOÇÃO E O NOVENÁRIO EM TIRADENTES

A Devoção à Santíssima Trindade na cidade de Tiradentes atravessa gerações ao longo dos séculos, toca os corações, transforma vidas, renova a Esperança, fortalece na caminhada. São milhares de testemunhos, Graças alcançadas. Caracterizada por ser uma celebração que agrega muitos peregrinos, neste ano, por causa da pandemia, será novamente realizada de forma mais restrita, com transmissões via internet e poucos fiéis no interior do tempo.

O novenário vai ter início na próxima sexta-feira, 21. Segundo o pároco, padre Álisson Sacramento, é uma oportunidade de estar juntos unidos, em oração, com a Divindade Trina.

Neste ano a festa vai tem como tema “Do olhar para a Trindade de amor a busca de inspiração para vivamos em fraternidade”, extraído da Carta Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social. Todos os dias vai acontecer missa às 8h, 15h e 19h. Após as Missas das 8h e 15h, Orações da Novena e, após a Missa das 19h, Novena Solene.

Para participar de forma presencial das celebrações, os fiéis devem fazer o cadastramento no site da paróquia (Nesta quarta-feira está liberado a ficha para os três primeiros dias). Na próxima sexta será aberto o cadastro para a segunda, terça e quarta da outra semana.

As celebrações das 19h poderão ser acompanhadas através da Rádio São João del-Rei, 970 AM, além do site da Paróquia e demais redes sociais como o Canal no YouTube e FacebookVeja a programação completa!