Notícias da Diocese

Jovens serão ordenados diáconos neste sábado em São João del-Rei

Já está tudo pronto para a Ordenação Diaconal dois seminaristas Thairo Guimarães e Lucas Alerson, da Diocese de São João del-Rei. A cerimônia, vai acontecer no próximo sábado, 10, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Os diáconos são os encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.

Segundo o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, é “uma alegria muito grande poder ordenar diácono esses dois jovens que vem realizando um belo trabalho pastoral em nossas comunidades. Peço oração para que o Senhor continue enviando operários para a nossa Messe, para o serviço de nossa Igreja”.

Para Lucas Alerson, a ordenação diaconal é um importante passo na vida daqueles que se lançam no caminho de configurar-se a Cristo pelo ministério ordenado. “Terminada a formação no Seminário, o diaconato é um importante grau preparatório para se viver com maior intensidade o serviço e a caridade junto ao povo de Deus. É com alegria que acolho esse momento em minha vida, mesmo sabendo dos desafios enfrentados pelos ministros ordenados. É muito importante, pois já é um passo a mais com seriedade em direção ao sacerdócio. Espero, com a graça de Deus, poder contribuir cada vez mais para o seu bem e de toda a comunidade a qual estarei servindo”, explica o resende-costense.

E a expectativa é grande. “Uma boa caminhada feita mirando à ordenação para o serviço da Igreja e agora chegou o tão sonhado primeiro grau da ordem. Isso tem um significado imenso. A expectativa fica ainda maior para que chegue esse dia. Que o senhor invada nosso coração para exercermos a sua caridade”, conclui Thairo.

A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

A cerimônia vai acontecer no dia 10 de agosto, sábado, as 10 horas, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.