Exposição marca lançamento de livros e site sobre Semana Santa em São João del-Rei

Na noite desta quinta-feira, 08, o Centro Cultural da UFSJ abriu sua galeria para inaugurar a exposição de fotografias do Projeto “Quaresma e Semana Santa em São João del-Rei”. O evento incluiu, também, o lançamento da terceira edição do livro “Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra” e do livro fotográfico “Passio Domini”.

Fruto do trabalho dos fotógrafos são-joanenses Adrianna Neves, Júnior Viegas e Olívia Lombardi, o projeto contou com diversos colaboradores. Um trabalho iniciado em 2013, após um convite do pároco, padre Geraldo Magela. “Nesse trabalho fazíamos tanto o registro dos momentos principais, quanto buscávamos novos ângulos a partir daquilo que se vê há mais de dois séculos. Assim, imaginamos um livro de arte, com as nossas melhores fotos. Levamos a ideia ao pároco da Catedral do Pilar, Padre Geraldo Magela, que não só apoiou como nos sugeriu trabalhar também na reedição do livro Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra, que estava esgotado e precisava de nova impressão”, relembra Júnior Viegas.

Para Padre Geraldo as obras representam a importância de preservar o registro. “Estamos passando para nossos descendentes esse belo registro das nossas tradições. É um testemunho de fé, antes de tudo”, afirma.

Apaixonados pela cultura e religiosidade na cidade, os fotógrafos afirmam que esta paixão os motivou a encarar um trabalho tão dispendioso. “Queremos que essa riqueza seja conhecida e valorizada por todos, inclusive por muitos são-joanenses que ainda não a conhecem. O nosso desejo é que esses livros, o site e a exposição funcionem como instrumentos de preservação”, define Adrianna Neves.

Kátia Lombardi acompanhou de perto a finalização do livro “Passio Domini”. Fotógrafa e professora de comunicação social, ela destaca o grande ganho que estes materiais trazem para a cidade. “São colaboradores da memória, do patrimônio, da história e cultura. Pude ajudar na edição do livro e vi, bem de pertinho, a qualidade do material”.

Em meio a tradição à nova edição do livro “Piedosas” traz em seus exemplares uma maior praticidade. Segundo Olívia Lombardi a ideia era facilitar o transporte do material para as celebrações. “Eu observava que a edição anterior era toda condensada num livro extenso e que alguns fiéis costumavam fraciona-lo em livros menores para facilitar o manuseio. Foi então que idealizamos uma edição mais moderna e prática, dividindo o conteúdo em quatro volumes disponibilizados em um box. Nesse livro foram produzidos novos textos introdutórios e explicativos para cada cerimônia”, adianta Olívia.

Sem dúvida um trabalho bem feito que agradou o olhar dos presentes. “Tudo aqui transmite uma interiorização muito grande. O mais lindo é ver o belo trabalhando junto com a fé. São João te fé. Tem tradição. Tem um povo maravilhoso”, afirma Adriana Zim de Paiva.

E não são, apenas, os são-joanenses que ficaram felizes com os novos exemplares. Segundo Rodrigo Sampaio, os livros e site podem estimular um amor maior pela tradição religiosa da cidade. “É um trabalho maravilhoso. Quem vem à São João del-Rei, presencia as celebrações, vai poder levar um pouquinho dessa história para casa”.

Para os interessados em adquirir os livros, eles se encontram à venda no Museu de Arte Sacra, localizado na Praça Embaixador Gastão da Cunha, 08, ou na secretaria paroquial do Pilar. O livro reeditado “Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra” está no valor de R$80. Já o “Passio Domini”, de conteúdo fotográfico, tem o valor de R$90.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei-MG

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*