“Encontrar-se com Deus” é tema de retiro para seminaristas da Diocese

Terminou hoje, 23, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Lavras, o Retiro Anual dos seminaristas da Diocese de São João del-Rei. 18 jovens (14 cursando filosofia/teologia e 4 no propedêutico) estiveram reunidos desde a última terça-feira, 20, para um momento de oração, formação e discernimento da vocação ao sacerdócio ministerial.

Com o tema “Encontrar-se com Deus” o retiro contou com a presença do dehoniano padre Cristiano Assis que conduziu a formação. “Procurei conduzir todas as reflexões apontando sobre a importância dos seminaristas vivenciarem uma amizade profunda com Jesus Cristo, através da escuta da Palavra, da Celebração da Eucaristia e da vida fraterna em comunidade, numa atitude de docilidade ao Espírito. Esta íntima relação forma o coração do seminarista para aquele amor generoso e de oblação, que representa o início da caridade pastoral”, explica o sacerdote.

Além das palestras, houve também, momentos de oração pessoal e comunitária, celebração Eucarística, oração do terço, Via-Sacra e partilhas das experiências vividas no retiro, uma ação necessária, como destaca o Reitor do Seminário em Juiz de Fora, padre Álisson Sacramento. “Retirar-se dos afazeres quotidianos para estar a sós com Deus é uma atitude necessária para o crescimento na fé. Sendo assim, na caminhada vocacional, se faz mais necessário ainda ter esse tempo, onde se escuta mais intensamente a voz de Deus e procura observar-se para tomar novas atitudes”, destaca.

Palavra do seminarista da teologia, Lucas Alerson, o retiro é uma forma de aproximar com Deus e com a vocação. “Em todos os anos, quando nos reunimos para realizar nosso retiro, buscamos através do silêncio e da oração um diálogo profundo com Deus em nossa vocação. Sempre é necessário abrir o nosso coração para a graça de Deus na medida em que ele quer nos atingir. Deus está sempre pronto para nos acolher e garantir-nos um discernimento sincero de nosso coração, dos nossos desejos e atitudes”, destaca o jovem. Sentimento similar o de Jonas Assis. para ele, foi “um tempo da manifestação da graça de Deus. Um retiro que levou a rezar e a meditar sobre a nossa vocação”.

O evento teve seu término com a celebração da santa missa nesta sexta-feira, às 11 horas.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*