Diocese promove novenário mensal em comemoração ao “Ano de São José”

Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco instituiu o “Ano de São José”, através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. A figura do pai adotivo de Jesus é de grande veneração e exemplo para os cristãos católicos e, em meio a uma comemoração temática, inspirou o bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, a iniciar um novenário mensal. Para isso foi preparado um livreto com encontros, musicas e orações e que já se encontra para distribuição.

Segundo Dom José Eudes, em meio a pandemia, o novenário de São José se torna uma oportunidade para que toda a Diocese possa vivenciar de maneira proveitosa o “Ano de São José”, através da celebração nas famílias. A proposta é que ela seja realizada no dia 19 de cada mês – a partir do dia 19 de março – quando a Igreja celebra a Solenidade de São José, com o encerramento programado para o dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

“Com certeza, a celebração da Novena em honra a São José durante nove meses consecutivos será uma ocasião muita bonita para que as famílias, como verdadeiras Igrejas domésticas, possam se reunir em torno da Palavra de Deus para a oração, para o cultivo da fé e para o aprendizado do discipulado missionário, deixando-se inspirar pelo exemplo luminoso do Guarda da Sagrada Família de Nazaré”, explica o bispo.

https://youtube.com/watch?v=nxC05l7OyxQ%3Ffeature%3Doembed

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA NOVENA

1. Como neste ano, diante da pandemia, estamos vivendo um tempo que nos pede o distanciamento social e protocolos de prevenção e cuidado com a vida, a novena de São José será rezada, preferencialmente, em família.

2. Todo dia 19 de cada mês, combinar o melhor horário para toda a família se reunir e rezar a novena.

3. É importante preparar bem o ambiente, criando um clima simples, de acolhida e principalmente de oração. É bom que se tenha a imagem ou uma estampa de São José, a Palavra de Deus, a vela e flores.

4. A novena possui ritos iniciais, finais para todos os dias, opções de cânticos e uma celebração de encerramento do Ano Santo de São José.

5. A Novena seguirá os seguintes passos:

1º – Oração inicial;

2º – Leitura Bíblica e meditação;

3º– Meditação sobre a Carta Apostólica Patris Corde

4º – Oração final.

Livretos da novena poderão ser adquiridos nas Secretarias Paroquiais por apenas 2,00.

Através de uma mensagem, o reitor do Seminário São Tiago, padre Javé Domingos da Silva, explicou sobre a iniciativa da celebração e a importância da adesão dos padres e de toda a comunidade. “Celebrar este ano especial significa olhar para aquele que assumiu os projetos de Deus em sua vida, cuidou da Virgem Maria e do Menino Jesus e se tornou também padroeiro de toda a Igreja por ordem do Beato Papa Pio IX. A cada mês serão oferecidas reflexões e orações, através do roteiro da novena preparado pelo padre Vinícius Campos, pároco da Paróquia de São José Operário, para que as famílias possam celebrar esse ano e se aproximar desse que foi o santo familiar por excelência”, compartilha o sacerdote.

Confira a Mensagem na íntegra:

“COM CORAÇÃO DE PAI: ASSIM JOSÉ AMOU A JESUS…”
(PAPA FRANCISCO, CARTA APOSTÓLICA PATRIS CORDE)

Estamos celebrando, junto com toda a Igreja, o Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco para comemorar os 150 anos da Proclamação do Casto Esposo da Virgem Maria como Padroeiro da Igreja Católica. É um momento de grande bênção e de grande felicidade para todos nós católicos e devotos de São José. Celebrar este ano especial significa olhar para aquele que assumiu os projetos de Deus em sua vida, cuidou da Virgem Maria e do Menino Jesus e se tornou também padroeiro de toda a Igreja por ordem do Beato Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1870.

Para bem celebrarmos esse ano, nossa Diocese promoverá uma grande novena em honra a São José. A proposta foi apresentada pelo Bispo Diocesano em todas as foranias e foi aprovada pelos padres para que seja um marco catequético e devocional neste ano consagrado ao grande Patriarca da Sagrada Família.

A novena está sendo preparada pelo padre Vinícius, pároco da Paróquia de São José Operário, e será realizada mensalmente, a cada dia 19, em família, lembrando que São José é o padroeiro das famílias. Assim, a cada mês serão oferecidas reflexões e orações para que as famílias possam celebrar esse ano e se aproximar desse que foi o santo familiar por excelência.

Com esta novena mensal a devoção e a figura de São José nos acompanharão durante todo ano, a cada mês com oração, reflexão e catequese. Encerraremos nossa caminhada no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria, conclusão do ano josefino proclamado pelo Santo Padre.

A novena será publicada em um livreto e será divulgada e incentivada pelas paróquias. É importante que todas as famílias possam aderir a essa proposta e assim celebrarmos com grande entusiasmo esse Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco.

Aceitando o convite desta novena todos poderão se encontrar com São José, como nos diz o Papa: “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação” (Carta Apostólica Patris corde).

Que esta novena possa produzir muitos frutos e que possa ajudar na celebração em honra do Glorioso São José. Que as famílias se unam junto com a Sagrada Família para oração, para meditação e para a celebração desse ano tão especial.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei