Diocese inicia processo sinodal com evento, nesta terça-feira, 08

Na próxima terça-feira, 08 , vai acontecer a Abertura do Sínodo na Diocese de São João del-Rei. O evento vai ser realizado no Salão Irmão Sol e contará com a presença do bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, além de padres, religiosas e religiosos, seminaristas, 2 leigos de cada forania.

O Sínodo é um processo de 2 anos, começando de 10 de outubro de 2021 a outubro de 2023. A fase de escuta diocesana vai até abril de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última “fase da Igreja universal” culminará na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.

Segundo o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre marcos Alexandre Pereira, o objetivo é dar inicio ao processo sinodal em toda a Diocese. “Com este encontro vamos dar o primeiro passo do sínodo em toda a Diocese de São João del-Rei. Essa ideia surgiu a partir do momento em que o Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Sínodo. Na verdade estamos fazendo o que o papa tem nos pedido, para estarmos dentro desse processo Sinodal, ou seja, caminhamos juntos”, pontua.

O tema do 16º Sínodo dos Bispos é: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Esse será diferente de qualquer outro anterior. A expectativa é de que o maior número de fiéis, dentre os 1,3 bilhão que se reconhecem adeptos do catolicismo, participem do processo e sejam ouvidos sobre o futuro da Igreja.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei