Notícias da Diocese

Diocese inicia festa em honra a padroeira

A devoção a Mãe de Jesus é muito visível na região pela quantidade de Capelas, igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Títulos. Dentre estes, foi escolhido o de Nossa Senhora do Pilar para ser a Padroeira da Diocese e também da cidade de São João del-Rei.

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.

Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei.

https://youtube.com/watch?v=kJiCTmL8pVw%3Ffeature%3Doembed

Celebrada no dia 12 de outubro, a festa conta com missas, novenário, translado de imagem e bençãos. Toda a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia e, como forma de prevenção ao Coronavírus, haverá restrições presenciais no interior da Igreja Matriz.

Este ano a festa tem como tema “Com Maria, a Mãe do Pilar, em família, revestir-se da Palavra”, e contará com a presença dos padres Dirceu Medeiros, Geraldo Magela, José Nacif Nicolau e Antônio Claret, para conduzir as reflexões do novenário.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.