Notícias da Diocese

DIOCESE FESTEJA NOSSA SENHORA DO PILAR COM CONSAGRAÇÃO E TRANSLADO DE IMAGEM

São João del-Rei é uma cidade tradicionalmente reconhecida por suas manifestações de fé e seu amor pela Virgem Maria, Mãe de Jesus. No último dia 12, não foi diferente. A data marca as comemorações da Padroeira da cidade e da Diocese e foi celebrada com missas, translado da imagem e consagração.

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização.

“Rendemos graças ao Bom Deus por permitir a Virgem Maria manifestar ao apóstolo Tiago, sob um Pilar trazido do céu, pelos anjos, para alentá-lo na missão. Conhecemos bem essa história mas é importante recordar, repetir. Ela ainda habitava essa terra, não tinha assuntado ao céu. A partir da visita de Maria os frutos foram abundantes. Ela ensina a nos deixar moldar pelo Espírito Santo e a sonhar os sonhos de Deus”, explica o pároco, padre Geraldo Magela. A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos.

Pela manhã o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, presidiu a celebração solene. Durante a homilia, ele destacou a figura da Virgem Maria e o significado da sua intercessão durante os dias de dificuldades e atribulações.  “Quantos que por aqui passam e depositam diante de Maria, a Mãe do Pilar, as súplicas, os pedidos e intenções. Nesse dia dedicado à nossa padroeira, pedimos que seja o amparo e a proteção a cada um de nós, principalmente neste tempo difícil que estamos vivendo da Pandemia do Coronavirus. Que riqueza, nesses 60 anos de instalação da Diocese, poder celebrar a festa de Maria, e consagrar a vida de toda a Diocese, suas paróquias e cidades que fazem parte”.

Ao final da celebração, o bispo fez a Consagração, oferecendo a Diocese de São João del-Rei à Nossa Senhora do Pilar. A oração proferida é de autoria do primeiro bispo da Diocese, Dom delfim Ribeiro Guedes e é rezada anualmente, na festa da padroeira.

Na parte da tarde a imagem saiu pelas ruas do centro histórico. Segundo o pároco, padre Geraldo Magela da Silva, a passagem da imagem é uma forma de “recordar a presença bonita de Nossa Senhora junto das nossas famílias e remeter a passagem bíblica de São Lucas, ‘Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?’

A programação contou ainda com as Vésperas Solenes, exposição do Santíssimo Sacramento, Te Deum laudamus e Benção.

Fotos: Marcos Luan

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.