Conselho Diocesano de Pastoral de São João del-Rei se reúne para falar sobre os desafios e a atuação da Igreja na pandemia

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) realizou no dia 03 de julho, a primeira reunião de 2021. O evento reuniu – de forma remota – diversas lideranças da Diocese de São João del-Rei (MG), juntamente com o bispo, Dom José Eudes e representantes dos presbíteros. A pauta abordou temas como a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), além de apontar os desafios pastorais em tempos de pandemia da Covid-19.

Segundo o coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Alexandre, foi um importante momento de partilha, necessário para a caminhada da igreja diocesana. Cerca de 30 pessoas participaram do evento e puderam compartilhar histórias de atuação e trabalhos pastorais neste últimos meses, como foi o caso da Pastoral da Saúde.

“A pastoral se reinventou de forma virtual. Tentado diminuir a depressão grave causa pela Covid-19 e seus membros. A Pastoral também tentou ajudar as paroquias na higienização e na prevenção do vírus”, pontuou a coordenadora Heloisa Pereira.

Dom José Eudes pontuou sua felicidade em ver os trabalhas dando seguimento e a importância de se manter viva a fé e a dedicação mesmo em tempo difíceis.

Sobre – O CODIPA é um órgão consultivo na Igreja Particular e muito recomendável pela relevância de sua finalidade, conforme se verifica no cânon 511 do CDC. Ao Conselho Pastoral “compete, sob a autoridade do bispo, examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas”.

Comunicação da Diocese de São João del-Rei