Notícias da Diocese

Bispo se reúne com clero em celebração do crisma e da unidade

Consagrar os santos óleos, além de renovar as promessas sacerdotais e abrir bem o dia da instituição dos Mandamentos do Amor, da Eucaristia e do Sacerdócio. Motivos importantes não faltaram para que a manhã de Quinta-Feira Santa, 18, reunisse um grande número de pessoas, de vários cantos da diocese, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

A celebração da Missa do Crisma (ou da Unidade) foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Nascimento, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, e demais membros do clero diocesano e visitantes.

Durante a homilia, Dom José Eudes falou sobre o chamado de Cristo ao serviço e a importância do compromisso do sacerdote com a comunidade. Ele aproveitou para destacar a figura do Papa Francisco e deixa-lo como referência, seguindo seus ensinamentos.

Segundo padre Clayton Nogueira, a celebração reforça a unidade do clero com o bispo além de convidar o sacerdote para avaliar sua caminhada. “Uma celebração importante, que nos possibilita uma reflexão e reforçar os compromissos com a Igreja”.

Monsenhor Pedro Terra Filho ficou emocionado em concelebrar em São João del-Rei, cidade onde cresceu e iniciou sua vocação. “Quase chorei de tanta alegria. Fico feliz em confirmar meus compromissos sacerdotais nesta terra que tanto amo”, afirma.

Além da renovação das promessas sacerdotais a celebração contou ainda com a benção dos santos óleos: enfermos, catecúmenos (para batizados) e crisma. Após a consagração e benção, cada pároco, acompanhado por representantes paroquiais, recebeu os óleos para suas respectivas comunidades. As porções serão utilizadas no período de um ano.O óleo santo consiste em uma mistura de azeite extra virgem comum e essências de perfumes, sendo que cada uma das três fragrâncias são diferentes.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.