Notícias da Diocese

Bispo preside missa de concessão e admissão de seminaristas diocesanos

Na amanhã da última quinta-feira, 26, o Seminário São Tiago acolheu diversos padres que, juntamente com os seminaristas, puderam acompanhar a concessão do ministério de leitores aos seminaristas Ronan da Costa e Daniel Josino, além da admissão dos seminaristas Guilherme, Juliano e Rutiero na etapa da Configuração, quando cursam Teologia.

Presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, a celebração reforçou os compromissos vocacionais e a beleza da caminhada trilhada pelos jovens.

O ministério representa a conclusão de mais uma etapa de formação e permite fazer a leitura na liturgia da santa Missa. É o primeiro recebido por um seminarista durante a sua formação. Posteriormente vem o ministério de acolitato, diaconato e ordenação sacerdotal.

“O ministério do leitorado marca a proximidade que todo aquele que aceita ser discípulo de Jesus e a configurar a sua vida à Dele deve ter da Palavra de Deus, através do estudo, da escuta, da proclamação e da acolhida interior da mensagem divina revelada pelas Sagradas Escrituras”, explica Ronan Silva.

Além da concessão do Ministério do Leitorado, outros 3 seminaristas receberam a admissão na etapa da Configuração, quando cursam Teologia. “O início de uma nova etapa é sempre um momento de alegria para todos nós. Por isso estamos muito felizes em dar mais esse passo na vocação rumo ao sacerdócio em nossa igreja particular. Na etapa da Configuração teremos a oportunidade de realizar o curso de Teologia, pelo qual seremos convocados a estudar a nossa fé mais profundamente, para melhor nos aproximarmos de Deus e servirmos aos irmãos”, explica Rutiero Carvalho.

Para o seminarista Juliano Henrique, “iniciar o curso de Teologia no próximo ano reveste-se de um caráter muito importante, pois teremos a graça de conhecer e aprofundar a fé em Jesus Cristo, conhecendo, assim, a sua Igreja e colocando se a serviço dela e do povo de Deus”.

Com informações da Diocese de São João Del-Rei

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.