Bispo emite mensagem sobre o período da Quaresma

Na manhã desta terça-feira, 16, véspera da Quarta-feira de Cinzas, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu uma mensagem ao povo da Diocese com orientações para o período quaresmal.

MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE ​JOÃO DEL-REI PARA A QUARESMA – PONTOS IMPORTANTES

“Examinai tudo, ficai com o que há de bom”! (7 Ts 5, 21)

Amado povo de Deus!

Novamente a Igreja nos convida a trilhar o caminho quaresmal, com os olhos fixos na Páscoa do Senhor, naquele que, após passar pela cruz e pela morte, ressuscitou dos mortos e agora vive eternamente. A quaresma é para nós uma espécie de retiro espiritual, afinal o recolhimento, o silêncio, meditação, o jejum, a oração, as obras de misericórdia e penitência favorecem nossa busca pela conversão. Aproveitemos esse tempo como tempo de graça!

A pandemia ainda não acabou: o distanciamento social e os protocolos de prevenção e cuidado com a vida não podem ser abandonados. Continuemos a colocar a vida, dom precioso de Deus, em primeiro lugar. As celebrações litúrgicas da Quarta-feira de Cinzas, dos Domingos da Quaresma, do Domingo de Ramos, do Tríduo Pascal sejam todas preparadas com carinho e transmitidas pelas redes sociais das paróquias, facilitando, assim, a participação de quem ainda não pode estar presente.

 Após termos realizado reuniões em todas as foranias da Diocese estabelecemos que os padres, tomadas as devidas precauções, irão, durante a Quaresma dar assistência espiritual aos enfermos, inclusive administrando os sacramentos com todos os cuidados necessários. Na ocasião, os sacerdotes se comprometeram ainda a oferecer, ao longo do tempo quaresmal, seguindo os devidos protocolos, horários para confissões individuais, inclusive algumas foranias irão organizar os tradicionais mutirões para celebração do sacramento da penitência.

Não nos esqueçamos das práticas quaresmais já consagradas: o jejum, a esmola e a oração. 0 Papa Francisco em sua mensagem para a quaresma diz: “0 jejum, a oração e a esmola – tal como são apresentados por Jesus na sua pregação (cf. Mt 6, 1-18) – são as condições para a nossa conversão e sua expressão. 0 caminho da pobreza e da privação (o jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa”.

Incentivamos às famílias, verdadeiras Igrejas Domésticas, para que façam seu Retiro Quaresmal em família. Temos muitos subsídios à disposição. Além disso, sugerimos, como uma das alternativas, o roteiro preparado pelo Padre Vinícius Idefonso Campos e utilizado na Paróquia de São José do Tijuco. Este roteiro pode ser acessado nos seguintes links:

a)- Android-Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?d=com.hangarhf.exercicios quaresmais

b)- IOS-AppStore: https://apps.apple.com/br/app/exerciciosqua resma is/id 1456298124

Interceda por nós a Mãe de Jesus, a Senhora das Dores, aquela que se manteve fiel, permanecendo de pé junto à Cruz do Senhor e que soube meditar cada coisa no silêncio de seu coração, a fim de que, nestes tempos turbulentos, não nos faltem o discernimento e a caridade. Uma abençoada e fecunda quaresma!

Fonte: Diocese de São João Del-Rei