Notícias da Diocese

Bispo divulga orientações para a Solenidade de Corpus Christi na Diocese

Seguindo as orientações litúrgicas da Igreja, do ponto de vista prático, e após ouvir os forâneos, o bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela, emitiram nesta terça-feira, 26, uma circular com novas orientações para este período de pandemia. No documento, O bispo fala da celebração do Crisma e fornece algumas orientações para a Solenidade de Corpus Christi. Veja

ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS PARA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

São João del-Rei, 26 de maio de 2020

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém come deste pão viverá eternamente”. (Jo 6, 51)

Senhores Párocos e Administradores Paroquiais,

Paz e Bênção no Senhor!

Considerando a situação da pandemia do COVID-19, para promover a vida e a comunhão em nossa Igreja Particular, servimo-nos do presente para oferecer aos senhores orientações a respeito da Solenidade de Corpus Christi.

Que seja celebrada na Igreja Catedral e em cada Igreja Matriz a Missa, sem participação do povo e transmitida pelas mídias sociais.

Em virtude da procissão do Santíssimo ser parte integrante da liturgia da Solenidade de Corpus Christi, em cada cidade, faça-se uma procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento.

Na chegada da procissão, no interior da Igreja, seja dada a Bênção com o Santíssimo Sacramento.

Acerca da procissão pedimos atenção para as seguintes normas:

  • Nas cidades que contam com mais de uma Paróquia (São João del-Rei, Lavras e Barroso) haja uma única procissão.
  • Não sejam dadas as tradicionais Bênçãos ao longo do percurso, exceto, em frente aos hospitais, evitando assim aglomerações.
  • O cortejo deverá ser composto por três veículos somente: o carro andor com o Santíssimo Sacramento, um carro de som e um terceiro veículo destinado a recolher doações dos fiéis em benefício dos mais carentes.
  • Incentive-se as pessoas a fazerem suas doações de gêneros alimentícios e material de limpeza e higiene.
  • Motive-se os grupos de jovens a se encarregarem deste gesto caritativo, como a motivação do povo e o recolhimento das doações ao longo do trajeto.
  • Que as Pastorais Sociais e movimentos afins se encarreguem da distribuição criteriosa das doações.
  • Nas cidades onde houver, da parte das autoridades municipais, proibições a movimentações desta natureza, que o pároco acate as orientações em vigor.

Aproveitamos o ensejo para comunicar que no próximo dia 30 de maio, às 09:30h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar celebraremos a Missa do Crisma. Participarão desta celebração os Vigários Forâneos representando todo o clero. A Celebração será transmitida pela TV Campos de Minas, Rádio Emboabas FM 92,7 + Informação, Rádio São João del-Rei-AM, mídias sociais da Catedral (YouTube e Facebook) e YouTube da diocese.

Pedimos aos senhores que divulguem e compartilhem a transmissão desta celebração que é a Missa da Unidade através da mídias paroquiais, a fim de que, ainda que de modo virtual, estejamos unidos.

Lembramos que estamos em comunhão com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Regional Leste 2 e que as orientações anteriores emanadas desta diocese permanecem em vigor. Supliquemos ao nosso Deus, Senhor da vida, que pela intercessão de Nossa Senhora do Pilar e do Glorioso Mártir São Sebastião nos ajude a promover a vida neste tempo de Pandemia e nos livre deste terrível mal.

Em Cristo!

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.