Igreja no Brasil

Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia

A Comissão de Liturgia do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realiza nos dias 22 a 25 de julho, a terceira edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação.

Este ano o encontro tem como objetivo refletir sobre “Os Desafios da Iniciação Cristã para os futuros Ministros Ordenados”. Os assessores serão o Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, e padre Vanildo Paiva, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

Indicações Pastorais para futuros ministros encerra programação do Encontro com seminaristas, diáconos e presbíteros

Na última quinta-feira, 25 de julho, Pe. Vanildo concluiu os trabalhos da terceira edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação. O sacerdote fez indicações Pastorais que devem nortear as ações dos futuros ministros nas comunidades. “Padre é aquele que tem que fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus, para a partir deste encontro ajudar também a comunidade a viver o seu encontro”, salientou Pe. Vanildo.

Por isso, o Regional Leste 2 se preocupa com a formação dos futuros ministros para que eles conheçam a teologia da Liturgia e percebam na dinâmica do rito com a sua simplicidade e sobriedade um caminho seguro para a iniciação cristã.

Ao final do dia os participantes visitaram a Paróquia São Vicente de Paulo, localizada no bairro Jardim Copacabana, um espaço litúrgico considerado rico para a vivência da Eucaristia dentro das intuições da Sacrosanctum concilium.

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo assessor da Comissão para a Liturgia, Pe. Carlos Henrique Alves de Resende, e foi concelebrada pelos Padres e diáconos presentes junto aos seminaristas e a comunidade.

Para o próximo ano, a Comissão para a Liturgia já se organiza para promover uma nova edição do encontro em julho de 2020. O encontro tem sido uma experiência rica para o Regional.

Os 63 participantes do encontro redigiram uma “carta compromisso” citando a importância dos espaços comunhão e formação para seminaristas e clérigos recém-ordenados e reconhecendo a necessidade de buscar qualificação com experiência própria de encontro e intimidade com o Senhor, Morto e Ressuscitado.

Com informações do Leste 2

Paróquia de Sant'Ana do Barroso
Criada por provisão episcopal de 17 de janeiro de 1884. Foi fundada por Antônio da Costa Nogueira em 1729.