Asilo

Lar Nossa Senhora de Fátima

Em terreno doado pelo Dr. Oswaldo Steca, situado no Bairro Jardim Bandeirantes, à Av. Rio Grande do Sul, número 460, o Cônego Luiz Giarola Carlos realizou mais um de seus sonhos: a construção do Lar Nossa Senhora de Fátima, para abrigar os idosos, através de recursos da Paróquia de Sant’Ana.

No dia 13 de maio de 1976 foi festivamente inaugurada a primeira ala do Lar para os idosos, mantido com recursos da Paróquia de Sant’Ana e com o apoio das Voluntárias, sob a Presidência da Dona Quininha, através de doações e da Campanha do Quilo, realizada em Barroso e cidades vizinhas. Os primeiros internos foram Maria da Conceição Monteiro, que ainda reside no Lar e Aristides da Silva, já falecido. A primeira funcionária do Lar foi Leni Aparecida Moreira, em 15 de agosto 1979, que exercia a função de Atendente de Enfermagem, permanecendo no Lar até 04 de agosto de 1984, quando foi transferida para a Divisão Hospitalar.

Ainda em 1979 foi iniciada a construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, o Lar já contava com 37 internos. Em 1981 foram inauguradas a Igreja Nossa Senhora de Fátima e a Lavanderia do Lar, facilitando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos idosos. Em 1983 o Lar já contava com 43 internos e, por iniciativa do Presidente Cônego Luiz Giarola Carlos, iniciou-se a obra de sua ampliação, com a construção de seis apartamentos para abrigar futuros residentes de maior poder aquisitivo ou para alugá-los, com objetivo e aumentar a receita do Lar, visando a sua manutenção.

Em 1984 o Lar já abrigava 45 internos e contava com oito funcionários, além do apoio dos funcionários do Hospital. Em março de 1989, assume a administração do Lar a administradora Lucimara Costa Ferreira, dando um caráter profissional à atividade, visando a captação de recursos e o seu emprego racional. O controle de estoque, a redistribuição do pessoal para melhor atender à lavanderia, a limpeza, o serviço de nutrição e dietética, além da implantação de um melhor controle financeiro, foram iniciativas implementadas no Lar.

Em 1989 iniciou-se também o atendimento médico aos internos, através do Dr. Cláudio Roberto de Paula Tostes. Em 1991 o psicólogo Vanilton Antônio de Barros passou a integrar o quadro de funcionários do Asilo, com o compromisso de dar também apoio ao Hospital.

Em 09 de novembro de 1996, após o término da reforma do Lar, foi promovida a festa de sua reinauguração. No ano de 2001, foi construído o quiosque, nas dependências do Lar. Ainda em 2001, no mês de outubro, com a divisão das Paróquias, os apartamentos foram transferidos para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No dia 28 de agosto de 2007, faleceu a Presidente das Voluntárias do Instituto Nossa Senhora do Carmo, Senhora Joaquina de Souza (Dona Quininha), após uma vida de total dedicação às obras sociais e religiosas do Município de Barroso.

Para saber mais informações sobre o Asilo acesse: www.inscbarroso.com ou a Fan Page no Facebook

Fonte: www.inscbarroso.com/2013/05/lar-nossa-senhora-de-fatima.html
Foto: Fan Page do Facebook Lar Nossa Senhora de Fátima